O elo comum entre a família Zimmer e muitas outras famílias de imigrantes de São Vendelino é a Família Lermen. O casal que deu origem a tudo é Johann Lermen e Angela Collet. Entre os filhos (ou descendentes) deste casal – Catharina, Maria, Jakob, Johann, Wendelin – ocorrem as seguintes migrações:
1) Johann emigra com a mulher e a filha Maria para a Hungria;
2) Jakob foi assassinado pelo cunhado Peter Goebel em 1828. Os dois filhos de Jakob emigram para o Brasil: Nikolaus, solteiro, em 1846, e Maria, casada com Nikolaus Neis em 1854;
3) Maria, casada com Peter Goebel (acusado de assassinato) emigrou para os Estados Unidos em 1833, com 8 filhos;
4) Dois filhos de Wendelin – Wendel e Joseph – emigraram para o Brasil. São os imigrantes que classifiquei como Grupo Lajeado;
5) Catharina casou com Michel Scherer, com quem teve uma filha, Anna Maria. Faleceu quando a única filha tinha apenas 4 meses de idade. Esta filha casou em 1841 com Mathias Schneider e, em 1846, emigrou com o marido e dois filhos para o Brasil.
Por aí se vê que as Famílias fundadoras de São Vendelino tinham laços de parentesco. Nikolaus Lermen é irmão de Maria Lermen (casada com Nikolaus Neis) e tio da Anna Maria Scherer (casada com o Mathias Schneider)
Estas 3 Famílias (de Nikolaus Lermen, Nikolaus Neis e Mathias Schneider) haviam-se estabelecido, inicialmente, na Colônia Feliz. Quando o Conde Montravel conseguiu do Imperador a autorização para fundar uma nova colônia (chamada inicialmente de Colônia Montravel, depois Colonia Santa Maria da Soledade) foram estas primeiras famílias assentadas na localidade, hoje denominada de São Vendelino, para iniciarem a preparação do terreno para a recepção dos imigrantes que começariam a chegar. Ficaram encarregados de construir um amplo galpão, no qual os imigrantes seriam abrigados inicialmente, até que, tendo recebido suas próprias terras, tivessem derrubado o mato e construído uma choupana para morar. O nome de São Vendelino vem de Sankt Wendel, o padroeiro da região (Theley e Tholey) donde vinham as 3 famílias.
Dito isso, já sabemos que o elo mais próximo da família Zimmer com a Família Lermen vem de duas Marias, que certamente são de troncos distintos. E onde estas duas linhagens Lermen se fundem? Justamente com Johann Lermen (o casado com a Collet). A Maria casada com o Bernard é bisneta deste Johann. Mas Johann tinha um irmão, Nicolaus, casado com Elisabeth Schmitt, que era avô da outra Maria (casada com Jakob Zimmer).
![]() |
Obituário de Nikolaus Lermen |
![]() |
Túmulo de Nikolaus Lermen |
Nenhum comentário:
Postar um comentário