Já faz algum tempo que não escrevo e as pesquisas avançaram bastante. Consegui descobrir o mistério que envolve a familia Zimmer em relação ao sobrenome único. Fui mais além e descobri a origem da família, quem veio para o Brasil e por que. E também descobri a relação da família Zimmer com outras famílias da região. E contarei tudo a partir de agora.
Zimmer da Alemanha e Zimmer de Luxemburgo
João Afonso Zimmer, nosso ancestral comum e meu avô, é descendente de duas linhagens de Zimmer diferentes que se cruzaram em São Vendelino. Seu pai, Mathias Zimmer, é filho de um imigrante que veio para o Brasil com a família com apenas três anos de idade de Moersdorf, Grão Ducado de Luxemburgo. A mãe de meu avô, Catharina Zimmer, é filha de um imigrante alemão, Jacob Zimmer, que veio de Theley, na Alemanha. Então o casamento de Catharina e Mathias Zimmer, não é entre primos, mas eles podem ter um parentesco distante, pois há uma probabilidade que os Zimmer de Moersdorf sejam descendentes dos Zimmer de Theley, provavelmente um ancestral imigrou para lá, pois ambas cidades não ficam muito distantes da fronteira de Luxemburgo com a Alemanha. Mas ainda não há nada comprovado.
Ligação com outras famílias da Região:
A família Zimmer por ambos os lados (alemão e luxemburguês) é ligado à família Lermen, por linhagem matrilinear, ou seja dois Zimmer casados com duas Lermen, ambas, coincidentemente são Marias. Além das famílias Zimmer e Lermen, temos ligação direta com outras 10 famílias (Delaloy, Classen, Scheib, Jaeckel, Collet, Schwich, Massing, Backes, Schmitt e Kien), além de parentesco indireto com outras 100 famílias, somente através do vínculo como os Lermen, ou seja, a família Lermen é o ancestral comum a todas elas.
Gostei, mas deve ter dado muito trabalho. Eu criei um blog com minha filha para dar noticias sobre os zimmer, mas nunca fizemos isso, apenas publicamos alguns textos de nossa autoria. O blog chama-se www.zimmernews.blogspot.com
ResponderExcluir